segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O que vem a ser dolo Enantiomórfico??

Iniciando o tópico "perguntas e respostas" deste blog, tópico este importantíssimo para aqueles que enfrentarão provas orais Brasil afora, responderemos a pergunta "O que vem a ser Dolo Enantiomórfico?".

Imagine uma pergunta dessas numa prova oral...você de frente para a banca examinadora... a tensão típica desses momentos ....e agora? rezar? chorar? :(

Pois bem, os concurseiros que não conhecem nosso blog certamente pensarão diversas respostas infundadas, tentarão retirar da palavra diversos significados equivocados no intuito de garantir alguns pontinhos. Mas você que nos acompanha ficará calmo, respirará e responderá serenamente:


"Excelência, o Dolo Enantiomórfico, também conhecido como dolo compensado, nada mais é do que um dolo recíproco (ou bilateral), ou seja, é aquele em que AMBAS as partes agem dolosamente, um tentando prejudicar o outro mediante o emprego de artifícios ardilosos. Em regra, a solução para questões assim será a compensação total das condutas movidas pela má-fé, não cabendo sequer qualquer indenização a título de perdas e danos (pois compensar-se-ão), tampouco a anulação do negócio (ficando tudo como está)."

 Agora parece fácil, não é? Sugiro aos leitores deste blog que comecem a anotar termos estranhos e pegadinhas como estas num caderno a parte, para que não sejam surpreendidos com a maldade dos examinadores das bancas de provas (sobretudo de provas orais).

Quem quiser também enviar suas dúvidas para o blog é só contactar que responderemos o mais rápido possóvel.
Um grande abraço e até a próxima.

Sobre o Autor:
André Teixeira
André Teixeira Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, especialista em Direito Tributário pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e em Direito Notarial e de Registro pela Faculdade de Maringá/PR. Aprovado nos seguintes concursos: Ministério Público do Estado do Pará (cargo Auxiliar Administrativo) em 2003, Analista Judiciário do TJ/PA (2009) e Procurador Autárquico e Fundacional do Estado do Pará (2012), onde exerce atualmente suas funções na defesa da Autarquia SUSIPE.

4 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...